Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Título Livro
La universidad reformada: Hacia el centenario de la reforma universitaria de 1918
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Argentina
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Abstract/Resumo
Neste artigo promove-se uma análise das políticas públicas de ensino superior, em Portugal,
no longo período de 1911 a 2011, com o objetivo de reconstituir a sua trajetória e identificar o
seu impacto no sistema de ensino como hoje o conhecemos e tendo como base de informação
os atos decisórios dos diferentes governos. As políticas de ensino superior, sobretudo nos
últimos 40 permitiram democratizar o funcionamento e o acesso ao ensino superior. Contudo,
persiste na sociedade portuguesa um elevado nível de desigualdade na preparação de base
dos jovens, nas condições de acesso e de sucesso no ensino superior, bem como na qualidade dos seus percursos. Os mecanismos de controlo da procura e do acesso instituídos na democracia, como por exemplo, o numerus clausus e as propinas, constituíram-se como
obstáculos a um alargamento mais amplo do ensino superior.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Ensino superior,Politicas públicas,Portugal