Comunicação em evento científico
A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]
Sandra Mateus (Mateus, S.); Ana Raquel Matias (Matias, A.R.);
Título Evento
Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-18 12:27)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A mobilidade contemporânea tem vindo a assumir-se como uma questão central na produção científica no âmbito das ciências sociais (Urry, 2007; Cresswell, 2006), nomeadamente em Portugal (Cairns, 2009; Lopes, 2014; Queirós, 2010). No contexto atual, assistimos à multiplicação das oportunidades formativas e laborais em contexto internacional. E contamos com novas gerações de jovens afetadas por processos de globalização biográfica, de pertença múltipla, de mobilidades amplas e aceleradas. Mas sabemos ainda pouco sobre o lugar da aprendizagem da língua nos projetos e trajetórias de mobilidade, nomeadamente entre os mais novos. Com esta comunicação pretendemos identificar perfis sociológicos de quem procura a certificação do português como língua estrangeira (PLE), a partir de dados sociodemográficos (sexo, idade, naturalidade, nacionalidade, nível de escolaridade, situação perante o trabalho, profissão) e das motivações apresentadas para a mesma certificação. Procura-se compreender de que modo a aprendizagem e certificação da língua portuguesa se inserem num projeto de mobilidade individual, e de que forma a aprendizagem linguística se constitui como um dos fatores de favorecimento da emergência desse projeto. A análise irá suportar-se na base de dados internacional do CAPLE, e contemplará os candidatos a certificação em português como língua estrangeira, jovens (entre os 18 e os 29 anos), a partir de 2010.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Português como Língua Estrangeira,Aprendizagem,Motivações,Juventude