Artigo não publicado nas atas da conferência
A integração da sustentabilidade no ensino da arquitetura: a sua contribuição na consolidação do papel social do arquitecto
Teresa Marat-Mendes (Marat-Mendes, T.); João Borges (Borges, J.);
Título Evento
Projetar a cidade com a comunidade: reflexões sobre processos participados
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Inglês
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-22 06:41)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
São aqui analisadas duas abordagens metodológicas específicas, identificadas como percursoras na temática da sustentabilidade, por se alicerçarem em dimensões sociais, transdisciplinares e participativas. Pretende-se assim promover uma reflecção sobre como integrar estes mesmos processos nos programas de ensino de Arquitectura, de modo a enfatizar o papel social do arquitecto na construção de um melhor bem comum. Complementarmente, analisam-se duas escolas de Arquitectura Portuguesas (FAUP e ISCTE) no sentido de mapear o paradigma da Sustentabilidade do ensino actual da Arquitectura.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino,Arquitetura,Sustentabilidade,Ciências humanas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia