Publicação em atas de evento científico
Paisagem, arquitetura, projeto e educação
Pedro Luz Pinto (Pinto, P. Da L.);
Estudos da Paisagem: 1º Colóquio Ibérico de Paisagem
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Face ao conjunto de ajustamentos que a Arquitetura e a Universidade têm tido desde o início deste novo século em Portugal, este artigo apresenta as motivações das experiências pedagógicas da unidade curricular de Projeto Final do curso de Arquitetura do ISCTE-IUL, onde, convocando várias disciplinas do espaço edificado e olhando em múltiplas escalas, se procuram novas formas profícuas de envolvimento da arquitetura e dos arquitetos com a sociedade, e onde a ideia de paisagem é estendida ao âmbito urbano e arquitetónico, com o intuito de alargar a consciência ética e social dos futuros arquitetos, sensibilizando-os para a necessidade de os seus projetos constituírem-se mais como “lugares-forma” do que “produtos-forma”, conforme a definição dada por Kenneth Frampton em 2001.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Paisagem,Arquitetura,Projeto e educação
Prémios
Projeto e educação
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia