Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
O estudo Regresso(s) à Tradição na Arte Contemporânea tem como principal objectivo elaborar uma reflexão em torno da complexa relação entre os conceitos de “Tradição” e “Arte
Contemporânea” no panorama artístico do final do século XX e inícios do século XXI. São
abordados os impactos da globalização que resultaram numa internacionalização e renovada
inclusão no mundo da arte. Apesar do conceito de Arte Contemporânea ser difícil de definir,
destaca-se a sua ampliação e diversidade. Picasso é assumido como caso de estudo
paradigmático do contributo da Tradição num artista de vanguarda, analisando-se os anos de
formação artística de Picasso nas academias tradicionais, as suas obras de juventude, e o
desenvolvimento do seu legado e a sua influência em artistas contemporâneos. Aborda-se o
contributo do conceptualismo, movimento impulsionado tanto por Duchamp como Kosuth, cujos ideais parecem assumir hoje os destinos do cânone e são alvo de diversas apropriações. Será objecto de estudo da análise e da reflexão o legado de ambas as vertentes, representado por tantos outros artistas contemporâneos: David Hockney, “geração Turner”, Chris Ofili, Damien Hirst ou Tracey Emin. David Hockney é também objecto de análise, pelo contributo da Tradição na sua obra e pela sua profunda pesquisa sobre os mestres da História de Arte.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Tradição,Arte contemporânea,Arte conceptual,Pablo Picasso,David Hockney
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