Artigo não publicado nas atas da conferência
A fotografia impressa de solares, palácios e quintas no contexto editorial do estado novo: divulgação e promoção de um património artístico português
Israel V. Guarda (Guarda, I. V.); Ana Celeste Glória (Glória, A. C.); Rosália Guerreiro (Guerreiro, M. R.);
Título Evento
5º Congresso Internacional Casa Nobre: um património para o futuro
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Pela sua importância e escala, os solares, os palácios e as quintas constituíram importantes objectos de referência com respeito a um tipo particular de habitação doméstica. O seu valor como património artístico e cultural conheceu aproximações e interesses distintos ao longo do século XX. Tendo como referência o período do Estado Novo, a apropriação do tema funcionou na base de uma dupla valorização, enquanto património histórico e artístico e como objecto de interesse turístico. Neste contexto, a fotografia desempenhou um importante papel no modo como permitiu dar a conhecer a arquitectura e os interiores destes edifícios, com uma divulgação significativa na imprensa períodica. Procurava-se por um lado resgatar a identidade destes monumentos nos termos da herança da arquitectura portuguesa, e por outro, enunciar uma estratégia assente na sua conversão como espaços de referência. Tomando como objecto de trabalho as fotografias publicadas dos solares, palácios e quintas em diversas periódicos deste período, o objectivo deste artigo é analisar o papel da fotografia deste património arquitectónico. Mais concretamente, que importância tem este documento e qual a sua relevância do ponto de vista historiográfico? Existe um forte manancial de imagens que, a par do papel de divulgação histórico ou patrimonial, funcionam como reforço de valores nacionais, particularmente com a construção de um ideário de arquitectura portuguesa. Paralelamente, estas permitem documentar os vários períodos da vida dos edifícios, divulgando o trabalho de diferentes orgãos oficiais do estado e a acção dos privados na sua reabilitação e valorização. A hipótese de trabalho radica assim na valorização da fotografia como documento de estudo destes monumentos, em paralelo com as fontes escritas e cartográficas, à qual não tem sido dada a devida relevância por parte da literatura especializada, em particular nos domínios da história de arte e arquitectura. A metodologia de trabalho assenta assim sobre o inventário e sistematização das imagens provenientes de um conjunto de publicações selecionadas, entre elas: a Panorama, Architectura Portuguesa e Eva. A análise destas publicações permitiu constatar um recurso consistente da fotografia, como importante veículo de propaganda, mas também como importante processo documental e historiográfico. É a relação entre estes dois campos que se pretende explorar mais profundamente neste trabalho.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Casa Nobre,Fotografia,Imprensa periódica,Estado Novo
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/ANT/04038/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia