Publicação em atas de evento científico
O olhar bourdiano sobre os trajetos escolares de contratendência
Cristina Roldão (Roldão, C.);
VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Parte da curiosidade suscitada pelos trajetos escolares de sucesso de alguns jovens com origens sociais desfavorecidas advém de aparentemente terem pouco lugar nas teorias que, a partir da década de 60, se debruçaram sobre a maior vulnerabilidade escolar das classes populares, como a teoria da “reprodução cultural” de Pierre Bourdieu. Na extensa obra do autor não é conhecido nenhum trabalho especificamente dedicado aos trajetos escolares bem-sucedidos nas classes populares. Interessa dizer, aliás, que das poucas vezes que se referiu diretamente a esses casos o autor considere que estes contribuem para a invisibilidade e legitimação das desigualdades sociais face à escola. Ainda assim, é possível encontrar não só pequenos apontamentos explicativos sobre esses trajetos “inesperados” na sua obra, como várias ferramentas analíticas para o seu entendimento. O confronto entre as pesquisas sobre trajetos escolares de contratendência, iniciadas a partir de meados da década de 80 e algumas das propostas de Pierre Bourdieu revela que os trajetos a que nos temos vindo a referir, parecem ser uma oportunidade para mobilizar e aprofundar o legado bourdiano.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Classes populares,Sucesso escolar,Pierre Bourdieu