Artigo em revista científica
Questionando o 'bem-estar animal': de uma campanha publicitária ao regime de exploração legislado e praticado pelo setor leiteiro em Portugal
Rui Pedro Fonseca (Fonseca, R. P.);
Título Revista
Desenvolvimento e Sociedade
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo visa questionar o uso do termo ‘bem-estar animal’ de uma campanha publicitária portuguesa de leite bovino, mas também nas práticas exploratórias de animais legisladas e aplicadas pelo setor da agropecuária português. A análise da campanha publicitária é indicadora que a obtenção do produto é representada como resultante de um processo benigno, ético, alusivo ao ‘bem-estar animal’ - narrativa que se revela totalmente divergente das reais práticas de exploração. Relativamente ao ‘bem-estar animal’, no atual regime de exploração leiteira, a literatura da legislação e do setor da agropecuária em Portugal indicia a existência de medidas atenuantes de sofrimento dos animais. Contudo, as práticas e condições transcritas continuam a configurar-se como coercivas e violentas (fisicamente e emocionalmente), mostrando-se avessas aos princípios da senciência definidos pelo setor. Observou-se ainda que na legislação e na literatura da agropecuária em Portugal sobressai o uso de narrativas e formas de linguagem que disfarçam / neutralizam / omitem o carácter violento das práticas exercidas no atual regime de ‘bem-estar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Vacas,Leite,Publicidade,Bem-estar,Agropecuária,Legislação
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/92227/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.