Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Trends in Psychology/Temas em Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Inglês
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Títulos Alternativos
(Português) Estudo das falsas memórias: reflexão histórica
(Espanhol/Castelhano) Estudio de memorias falsas: reflexión histórica
Abstract/Resumo
Este trabalho consiste numa revisão teórica com o objetivo de enquadrar historicamente o modo como as falsas memórias têm sido estudadas. Embora a maior parte dos estudos sobre falsas memórias tenha sido realizada a partir da última década do século XX, os primeiros datam do final do século XIX. Assim, e com o objetivo de assinalar os grandes marcos históricos na investigação das falsas memórias, começam por apresentar-se os estudos pioneiros realizados ainda no século XIX, bem como as pesquisas realizadas sobre o efeito das perguntas nos relatos de crianças e adultos. Posteriormente, apresentam-se as primeiras pesquisas realizadas com o objetivo específico de estudar o efeito de perguntas sugestivas no aparecimento de falsas memórias, seguidas dos estudos que recorreram a uma abordagem naturalista tendo-se tornado decisivos para a compreensão deste fenômeno. Já na segunda metade do século XX, ganha peso uma abordagem mais cognitivista no estudo deste fenômeno, e surgem os paradigmas da desinformação e DRM, que serão também discutidos. Ao longo do texto, reflete-se também sobre os mecanismos que foram considerados como estando na base do aparecimento das falsas memórias, bem como sobre as implicações científicas e sociais deste fenómeno.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Memory,False memories,Memory errors,Distortion
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/PSI/03125/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |