Publicação em atas de evento científico
Produtores de vinho do Algarve no Facebook: oportunidades e desafios
Carlos Manuel Borralho (Borralho, C. M.); Nuno António (António, N.); Manuel Serra (Serra, M.); Carlos Miguel Afonso (Afonso, C. M.);
Anais da Conferência Internacional Turismo e História
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-14 22:08)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
No marketing de relacionamento o Facebook é uma das redes sociais mais difundidas e que, por isso, pode ser mais relevante para consolidar a notoriedade das marcas de vinho algarvias e atrair e fidelizar públicos locais e dos principais mercados turísticos, configurando-se como elemento de elevado potencial para consolidar a atividade vinícola algarvia. A presença dos produtores de vinho do algarve no Facebook vem dar visibilidade ao vinho, produto que é parte integrante do património e da cultura algarvia, no ambiente digital baseado na internet, onde os restantes atores do sistema turístico algarvio desenvolvem já uma forte atividade. Esta investigação pretende descrever e analisar a presença dos produtores de vinho do Algarve na rede social Facebook, descrever e comparar a presença na referida rede bem como avaliar as principais diferenças nos perfis de utilização. Partindo da identificação dos produtores que atualmente produzem e comercializam vinho do Algarve, procedeu-se à identificação das respetivas páginas na rede social, bem como a recolha de dados com recurso à aplicação Likealyzer. Os dados que caracterizam a presença na rede social foram triangulados com dados secundários do desempenho económico e financeiro das empresas. Os resultados obtidos permitiram identificar e posicionar os produtores de vinho do Algarve de acordo com o seu nível de maturidade no uso da rede social, bem como aferir diferenças entre grupos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Produtores de vinho,Facebook,Algarve,Likealyzer
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/EEA/50008/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia