Artigo em revista científica Q4
A revisão sistemática de literatura em psicologia: desafios e orientações
Cláudia Camilo (Camilo, C.); Margarida Garrido (Garrido, M. V.);
Título Revista
Análise Psicológica
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 8

(Última verificação: 2024-04-22 10:36)

Ver o registo na Scopus


: 4.3
Google Scholar

N.º de citações: 47

(Última verificação: 2024-04-22 03:01)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Nas últimas décadas, a comunidade científica tem assistido a um incremento exponencial na divulgação de ciência, com novas revistas lançadas anualmente e milhares de trabalhos de pesquisa publicados em vários domínios científicos entre os quais a Psicologia. No entanto, se por um lado é através da acumulação de conhecimento que a ciência avança, por outro, esse conhecimento deve ser integrado no sentido de informar a investigação, a prática e os decisores políticos. As revisões sistemáticas da literatura constituem um valioso método para dar sentido a grandes corpos de informação sobre um determinado tópico, sumariar a investigação acumulada e avaliar a robustez dos seus resultados. Assim, e atendendo à importância que as revisões sistemáticas de literatura têm na acumulação e divulgação do conhecimento, é importante que sejam conduzidas através de métodos estruturados que permitam identificar, sintetizar e avaliar todos os estudos relevantes para responder a uma pergunta específica. Neste artigo apresentam-se diferentes perspetivas e orientações sobre a condução de uma revisão sistemática da literatura no domínio da Psicologia, discutem-se os desafios associados a este método e procura-se facilitar cada etapa da condução da revisão sistemática através da apresentação de instrumentos e procedimentos recomendados na literatura.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Revisão sistemática de literatura,Síntese de resultados de investigação,Acumulação de conhecimento
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BD/99875/2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PTDC/MHCPCN/5217/2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia