Comunicação em evento científico
Desigualdades e classes sociais na Europa
Rosário Mauritti (Mauritti, R); Costa, AF (Costa, AF); Nuno Nunes (Nunes, N.); Maria do Carmo Severino Duarte Grilo Botelho (Botelho, M. C.); Maria do Carmo Botelho (Botelho, M.C.);
Título Evento
Transformar o Capitalismo com Utopias Reais: Em torno do legado de Erik Olin Wright
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 00:23)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A comunicação apresenta um conjunto de contributos para a caracterização do espaço social das classes e das desigualdades na Europa. O estudo adota uma perspetiva multidimensional e analisa as interseções entre dois eixos de estruturação das desigualdades contemporâneas: por um lado as que se formam nas interseções entre classes sociais e recursos, por outro as que se formam nas intersecções entre classes sociais e género. No plano substantivo, a pesquisa tem por base os dados do European Social Survey (2016), abrangendo um número significativo de países da Europa. A análise avança uma série de elementos inovadores, nomeadamente: i) apresenta uma perspetiva transnacional das configurações estruturais de desigualdades que atravessam o espaço social europeu na atualidade; ii) identifica as dimensões e as variáveis de estruturação desse espaço; iii) mapeia as configurações de desigualdades dos países europeus em análise; iv) integra estes elementos numa caracterização estrutural de territórios de desigualdades na Europa. Os resultados deste estudo reforçam a pertinência e atualidade de propostas teóricas e operatórias avançadas nos estudos de Erik Olin Wright, permitindo concluir que na Europa contemporânea, atravessada por desigualdades significativas, a perspetiva das classes sociais mantém enorme relevância.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classes sociais,Multidimensionalidade,Intersecções de desigualdades,Análise transnacional.
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.