DINÂMIA’CET-IUL Desenvolve Actividades de Transferência de Conhecimento nas Empresas do Sector Cultural e Criativo
DINÂMIA’CET-IUL Desenvolve Actividades de Transferência de Conhecimento nas Empresas do Sector Cultural e Criativo

 

Tomou lugar no dia 15 de Março, em Limerick (Irlanda), a terceira reunião de parceria do projecto europeu transnacional “4H-CREAT – Hélice quádrupla para estimular a inovação nas PMEs Culturais e Criativas do Atlântico”, no qual o ISCTE-IUL, através do DINAMIA’CET-IUL, é parceiro.

O projecto – que foca a melhoria da cooperação entre diversos tipos de actores –  tem estudado como envolver utilizadores finais e novos públicos na criação e produção de produtos inovadores. A reunião assistiu à solidificação das linhas de acção dos parceiros para os próximos meses, nomeadamente em termos da alocação de tarefas na identificação de novos nichos de mercado geracionais, a realização de interacções entre actores empresariais numa feira virtual, entre outras actividades de enriquecimento dos actores institucionais.

A participação do DINÂMIA’CET-IUL no projecto 4H-CREAT, além de outras actividades, prevê a coordenação e a elaboração de um relatório sobre a promoção de transferência de conhecimento orientada para as necessidades e interesses específicos das pequenas e médias empresas (PMEs) do sector cultural e criativo, desenvolvendo um modelo técnico dedicado para o sector, que deverá estar concluído para apresentação no final do ano corrente.

Para além dos trabalhos da reunião, houve também lugar a uma visita de estudo à incubadora criativa da Limerick School of Arts and Design (LSAD), bem como às instalações da LSAD e ao FabLab Limerick, parte da rede de FabLabs internacional, com o objectivo de melhorar o conhecimento sobre a realidade irlandesa, mas também de criar sensibilidade para a diversidade de contextos sobre a qual os actores do sector cultural e criativo actuam no contexto europeu.

O projecto 4H-CREAT, com a duração entre 2017-2019 é coordenado pela Glasgow Caledonian University e inclui entidades de cinco países do Espaço Atlântico.