HackaBIP: os resultados finais de uma grande maratona participativa
HackaBIP: os resultados finais de uma grande maratona participativa

O HackaBIP foi uma iniciativa participativa aberta, com início no mês de Junho em três fases: reuniões, tutorias e showcases online; maratona de hackers para o desenvolvimento de ideias em projetos; período de votação, por um júri popular e um júri técnico. O objetivo final do HackaBIP foi aproximar a comunidade tecnológica da intervenção territorial: articulando a inovação tecnológica com as necessidades identificadas pela sociedade e aumentando a literacia digital de iniciativa local, potenciando assim os efeitos destas ações nos territórios. O HackaBIP também promoveu o uso das plataformas abertas de dados urbanos, reforçando a apropriação da informação como um bem comum e um recurso indispensável para a participação cívica.

A iniciativa atingiu os 61 participantes e 5 projetos chegaram à fase final de votação. Os resultados foram divulgados no dia 10 de julho de 2021 com os  seguintes projetos premiados:

    1  Get Together

    2 Pelo Bairro

    3  LocAlly

O HackaBIP foi organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e ISTAR-Iscte, com o grande empenho de Carol Farias, aluna de doutoramento do ISTAR, que esteve envolvida no âmbito da sua tese. O projeto vencedor, Get Together, contou com a contribuição de Micaela Raposo, também aluna de doutoramento do ISTAR.

Em suma, o ISTAR congratula-se com os resultados desta iniciativa e compromete-se a apoiar mais investigação nesta linha temática, alinhada com os objetivos do Laboratório Associado Iscte Sociodigital.