Lançamento do projeto RE-DWELL
Lançamento do projeto RE-DWELL
Uma Ação Marie Curie com a participação do ISTAR-Iscte

O projeto “RE-DWELL: Oferta de habitação sustentável e acessível na Europa", financiado pelo programa Marie Curie Innovative Training Network (ITN) e co-financiado pelo H2020, iniciou as suas atividades a 1 de Outubro.  A habitação em diversos países europeus tornou-se inacessível para muitos. De facto, este é considerado um dos problemas nacionais mais importantes na Europa, e encontrar uma solução torna-se hoje um verdadeiro desafio. Nos próximos 4 anos, o RE-DWELL irá formar uma nova geração de profissionais, com as competências transdisciplinares necessárias para responder à necessidade urgente de habitação sustentável a preços acessíveis, naquele que é um grande desafio para as sociedades europeias.

Quinze  investigadores em início de carreira, que irão ser  contratados brevemente para este projeto, vão realizar uma pesquisa transdisciplinar abrangendo projeto de arquitetura e construção, participação da comunidade, política e financiamento. O seu trabalho será orientado por um grupo internacional de especialistas qualificados de várias áreas académicas e profissionais. Os investigadores vão desenvolver o seu trabalho enquanto estudantes de doutoramento na instituição académica de acolhimento, com estágios nas organizações profissionais participantes na rede.

O consórcio RE-DWELL é composto por 10 universidades e 12 organizações parceiras não académicas que representam 9 países europeus (Espanha, França, Reino Unido, Croácia, Hungria, Chipre, Holanda, Portugal e Bélgica). O projeto é coordenado pela Escola de Arquitetura La Salle da Universidade Ramon Llull, Barcelona, ​​Espanha. 

O Iscte é parte integrante do consórcio com a participação dos investigadores do ISTAR Alexandra Paio (Coordenadora Local) e Vasco Rato.