Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
Descrição

O projeto parte de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, sobre inclusão académica de estudantes vindos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em duas instituições: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2013) e ISCTE-IUL (2016).

Em ambos os diagnósticos, foi clara a necessidade de adotar estratégias e instrumentos de promoção da inclusão de estudantes internacionais dos PALOP, nomeadamente de produzir e testar materiais para aprofundar as suas competências linguístico-comunicativas para fins académicos e em diferentes variedades da língua portuguesa.

Por um lado, competências de compreensão oral e escrita do português europeu utilizado nas IES portuguesas; por outro, competências de produção de textos orais e escritos exigidos pela atividade académica em qualquer língua e respetivas variedades.

Projetos anteriores no ISCTE-IUL e noutras IES portuguesas têm apontado no mesmo sentido, mas sem o aprofundamento da problemática sociolinguística central neste projeto.

 

O projeto de investigação-ação assume duas necessidades fundamentais.

Em primeiro lugar, promover um conhecimento mais aprofundado sobre os repertórios linguísticos comunicativos e competências de cada estudante, por duas vias: 

a) reconhecendo as variedades africanas da língua portuguesa e os contextos sociolinguísticos de cada país de origem (as quais constituem normas legítimas formalmente reconhecidas pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2010, 2013 e 2016 (Planos de Ação de Brasília, de Lisboa e de Díli);

b) promovendo um conhecimento mais informado das diferenças entre os sistemas educativos nos países de origem e o ensino superior no país de acolhimento, considerando as práticas escolares anteriores dos estudantes ao longo de 12 anos de escolaridade em português língua materna (L1) ou língua segunda (L2).

Em segundo lugar, assumimos a necessidade de identificar respostas mais eficientes e adequadas de inclusão social e académica destes estudantes internacionais nas instituições de ensino superior portuguesas. Consequentemente, pretende-se contribuir para uma internacionalização mais eficiente e sustentável do sistema de ensino superior (também) através da língua portuguesa; assim como potenciar as redes internacionais implicadas na mobilidade internacional destes estudantes no ensino superior, onde a língua portuguesa deve desempenhar um papel central como língua de conhecimento partilhado à escala global.

 

Deste modo, prevê-se contribuir para a inclusão linguística e social dos estudantes internacionais africanos dos PALOP no contexto académico do ISCTE-IUL, estudantes-alvo cujo reconhecimento das variedades linguísticas é mais recente, a partir da realização de sete etapas de investigação:

(1)  Docência de uma unidade curricular (UC) de competências transversais em língua portuguesa, designada: “Português Académico", dirigida a estudantes internacionais dos PALOP, e inclusiva para os restantes estudantes, a funcionar desde maio de 2018, com isenção de propinas para os estudantes-alvo, sob a coordenação do Laboratório de Línguas e Competências Transversais (LLCT/ISCTE-IUL);

(2) Produção de um guião com materiais da UC “Português Académico" para docentes de língua, aplicáveis em IES portuguesas;

(3) Produção e funcionamento de um MOOC (Massive Open Online Course) para estudantes a partir do guião; 

(4) Produção de uma antologia de percursos/biografias escolares de estudantes internacionais dos PALOP da UC “Português Académico";

(5) Produção de uma brochura de orientações pedagógicas para docentes de IES portuguesas;

(6) Criação de uma bolsa de estudantes-mentores-facilitadores, com formação e acompanhamento, sob a coordenação do Serviço de Ação Social (SAS);

(7) Realização de eventos de disseminação dos resultados.

 

Equipa: 

Ana Raquel Matias (coordenação, CIES-IUL; ISCTE-IUL), Paulo Feytor Pinto (cocoordenação, CELGA/ILTEC; APEDI); Filomena Almeida (diretora do LLCT-IUL, coordenadora da UC); Teresa Seabra (CIES-IUL; ISCTE-IUL); Pedro Martins (Assistente de investigação, CIES-IUL, CELGA/ILTEC); Vera Rodrigues (CIES-IUL; ISCTE-IUL); Anna Monika Augustyniak (investigadora, CIES-IUL); Rosário Candeias (Diretora do SAS-IUL) e Bela Jardim (Técnica Superior do SAS-IUL), contando com a colaboração de um grupo de estudantes angolanos que deram o nome do projeto “Trovoada de Ideias”, o equivalente de brainstorming em português angolano.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Líder 2016-01-01 2020-12-31
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC) Portugal Parceiro 2016-01-01 2020-12-31
Associação de Professores para a Educação Intercultural (APEDI) Portugal Parceiro 2016-01-01 2020-12-31
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Ana Raquel Matias Professora Auxiliar Convidada (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Coordenadora Global 2016-01-01 2020-12-31
Anna Augustyniak -- Investigadora 2018-03-01 2020-12-31
Rosário Mauritti Professora Associada (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2019-09-04 2020-12-31
Teresa Seabra Professora Associada (com Agregação) (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2016-01-01 2020-12-31
Pedro Martins -- Assistente de Investigação 2019-01-01 --
Vera Lúcia Lourenço Rodrigues Bolseira de Doutoramento (CIES-Iscte); Assistente de Investigação 2019-04-01 2020-03-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
OE2-INTEGRAÇÃO E MIGRAÇÃO LEGAL - OE2.ON3 Capacidade -- Contrato Alto Comissariado para as Migrações (ACM) - Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) - Portugal 34410.0 34410.0 2018-10-01 2018-10-01
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2023 Capítulo de livro Matias, A.R. (2023). "Como é que eu os oiço, como é que eu os entendo?" Perceções dos docentes sobre inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP numa instituição de ensino. In Araújo e Sá, M.H., Feytor Pinto, P., & Pinto, S (Ed.), Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura. (pp. 213-236). Bruxelles, Berlin, Bern, New York, Oxford, Warszawa, Wien: P.I.E-Peter Lang S.A., Editions Scientifiques Internationales.
2020 Artigo em revista científica Matias, A. R. & Pinto, P. F. (2020). Overcoming linguistic barriers in Portuguese higher education: The case of international African students. Portuguese Journal of Social Science. 19 (2-3), 189-214
2020 Autor de livro Pinto, P.F., Martins, P. & Matias, A.R. (2020). Livro do/a Professor/a: Recursos Didáticos de Português Académico para Estudantes Internacionais dos PALOP (Projeto Inclusão Linguístico-social de Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português). Lisboa. CIES-IUL; APEDI.
2020 Capítulo de livro Matias, A.R. & Pinto, P. F. (2020). “Pretoguês/pretuguês”: breves notas sobre o papel do racismo na construção histórica de um não-lugar de fala. In Caderno MICAR : textos para a 7ª edição da Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. (pp. 13-20). Porto: SOS Racismo.
2020 Outras publicações Matias, A.R., Pinto, P.F., Rodrigues, V. & Seabra, T. (2020). Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior. Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior.
2019 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2019). Trovoada de Ideias - Linguistic and Social Inclusion of International Students from Portuguese Speaking African Countries (PALOP) in Portuguese Higher Education. Wednesday Seminar, UiOslo, Center for Multilingualism in Society across the Lifespan.
2018 Publicação em atas de evento científico Pinto, P. F. & Matias, A. R. (2018). Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP. In Viviane Bagio Furtoso (Ed.), Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017. (pp. 362-370). Lisboa: SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.
2017 Comunicação em evento científico Matias, A.R. & Pinto, P.F. (2017). Trovoada de Ideias: Portugue?s Acade?mico para Estudantes dos PALOP. Simpo?sio Internacional SIPLE 2017 – PLE/L2: Contextos, Usos e Pra?ticas de Ensino.
2016 Comunicação em evento científico Matias, A.R. (2016). Trovoada de Ideias 2016: Necessidades Linguísticas dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português. IX Congresso Português de Sociologia 2016, Semi-plenário: Mobilidades, identidades e conflitos.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)
Ano Tipo de Output Nome Descrição Participantes
2020 Conferência "Trovoada de Ideias - Projeto de Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português” CIES-IUL; APEDI; ISCTE-IUL; LLCT-IUL; SAS-IUL; CELGA/ILTEC; IILP/CPLP;Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo; FCT/MCTES; FAMI/ACM Teresa Seabra, Ana Raquel Matias, Vera Rodrigues, Rosário Mauritti
Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
2016-01-01
2020-12-31