Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, M. A. P. de  (2007). O mundo rural e os novos desafios. In Tomaz Dentinho e Orlando Rodrigues (Ed.), Periferias e espaços rurais: comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais. (pp. 295-317). Estoril : Princípia.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Almeida,  "O mundo rural e os novos desafios", in Periferias e espaços rurais: comunicações apresentadas ao II Congr.o de Estudos Rurais, Tomaz Dentinho e Orlando Rodrigues, Ed., Estoril , Princípia, 2007, pp. 295-317
Exportar BibTeX
@incollection{almeida2007_1713530354188,
	author = "Almeida, M. A. P. de ",
	title = "O mundo rural e os novos desafios",
	chapter = "",
	booktitle = "Periferias e espaços rurais: comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais",
	year = "2007",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "295-295",
	publisher = "Princípia",
	address = "Estoril "
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - O mundo rural e os novos desafios
T2  - Periferias e espaços rurais: comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais
AU  - Almeida, M. A. P. de 
PY  - 2007
SP  - 295-317
CY  - Estoril 
AB  - Em Portugal assistiu-se ao longo dos séculos à construção de imagens da ruralidade, que foram variando consoante as necessidades estratégicas e o papel social dos seus utilizadores. Até meados do século XX o meio rural foi encarado invariavelmente como fornecedor de bens de consumo, desde produtos agrícolas, que incluem alimentos e matérias primas, até à àgua, aos combustíveis (lenha, carvão) e à caça. Hoje o meio rural português apresenta vivências alternativas. Depois de uma experiência de reforma agrária nos anos 70 e do impacto da Política Agrícola Comum, o que ficou foi a paisagem, gerida por uns poucos proprietários que ainda a querem rentabilizar, ou então o abandono puro e simples, fenómeno ao qual Immanuel Wallertstein chamou a “desruralização generalizada do globo”1, com a consequente negligência que origina a destruição pelo fogo que se tem verificado, especialmente no Verão de 2003.
ER  -