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Cunha, C. & Seiceira, F. (2014). “Campanhas Eleitorais Online: uma Análise Comparativa.” . Representação e Participação Política na Europa em Crise.
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C. A. Cunha and F. S. Seiceira,  "“Campanhas Eleitorais Online: uma Análise Comparativa.” ", in Representação e Participação Política na Europa em Crise, Lisboa, 2014
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TY  - CPAPER
TI  - “Campanhas Eleitorais Online: uma Análise Comparativa.” 
T2  - Representação e Participação Política na Europa em Crise
AU  - Cunha, C.
AU  - Seiceira, F.
PY  - 2014
CY  - Lisboa
UR  - http://www.parlamento.pt/Paginas/XII3SL2ConfRepParticipPolEuropaemcrise201407e8.aspx
AB  - Estamos numa era em que o estilo e a organização das campanhas estão a ser transformados, muito devido à utilização das novas tecnologias quer por candidatos, quer por partidos políticos, para comunicar com os cidadãos. É comum na literatura a ideia de que a internet é parte integral da política nas democracias estáveis e estabelecidas nos países ocidentais.
De facto, desde meados dos anos 90 que os partidos políticos, nos mais variados países, têm vindo a apostar na sua presença on-line, especificamente na utilização da internet no âmbito das suas campanhas eleitorais. Este meio oferece muitas vantagens quer a partidos, quer a eleitores, como por exemplo a transmissão rápida de grandes quantidades de informação, mas também é influenciada por um conjunto de factores passíveis de inibir a sua utilização, que vão desde as restrições de acesso à internet aos custos associados à manutenção de um site atractivo.
O objectivo do presente trabalho é fornecer uma perspectiva geral da utilização da internet nas campanhas eleitorais em eleições legislativas procurando responder à questão: como é feita a utilização da internet nas campanhas eleitorais em termos internacionais? Após uma análise geral das implicações e da evolução da utilização da internet nas campanhas no contexto geral da comunicação política, pretende-se estudar, através da análise comparativa de 19 países, a forma como os candidatos a deputados utilizam a internet na campanha, procurando aferir como esta foi utilizada para chegar junto dos eleitores, comunicar com eles e tentar conseguir o seu apoio.

 
ER  -