Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cardoso, Júlia ou Cardoso, Maria Júlia (2014). Ação Social: complexidades e desafios em contextos de proximidade. “Welfare State in the age of austerity”, International Conference.
Exportar Referência (IEEE)
M. J. Cardoso,  "Ação Social: complexidades e desafios em contextos de proximidade.", in “Welfare State in the age of austerity”, Int. Conf., Lisboa, 2014
Exportar BibTeX
@misc{cardoso2014_1714049221894,
	author = "Cardoso, Júlia ou Cardoso, Maria Júlia",
	title = "Ação Social: complexidades e desafios em contextos de proximidade.",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Ação Social: complexidades e desafios em contextos de proximidade.
T2  - “Welfare State in the age of austerity”, International Conference
AU  - Cardoso, Júlia ou Cardoso, Maria Júlia
PY  - 2014
CY  - Lisboa
AB  - As transformações da sociedade atual, os tempos de austeridade em que vivemos e a reconfiguração do papel do Estado na proteção dos cidadãos produzem efeitos de natureza social e espacial que constituem desafios constantes à governação municipal; a Ação Social/Assistência Social de âmbito municipal, enquanto intervenção de proximidade aos cidadãos, representa um domínio onde potencialidades e constrangimentos andam lado a lado. 
Como instrumento do sistema de proteção social destinado a combater ou diminuir os efeitos da pobreza e vulnerabilidade social, a Ação Social é exercida pelo Estado, as Autarquias Locais e as organizações da sociedade civil. Enquanto organizações públicas próximas dos cidadãos, as Autarquias detêm, potencialmente, importante papel na prevenção e minimização dos efeitos da austeridade na vida das pessoas e das comunidades. 
Propõe-se a reflexão sobre a Ação Social concretizada no espaço local pela entidade pública municipal, a partir de estudo realizado que incidiu, no plano teórico, na abordagem da Ação Social na sua relação com o quadro evolutivo do Welfare State e do Serviço Social, enquanto profissão associada a esse quadro evolutivo; no plano empírico, pela análise da Ação Social concretizada pelos municípios e das perspetivas de políticos e assistentes sociais quanto aos modos de agir nos problemas.  

ER  -