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Grácio, L., Chaleta, E., Ramalho, G., Velez, M. J., Leal, F., Silva, J....Rosário, P. (2011). Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior. Educação: Temas e Problemas. 9, 33-43
L. Grácio et al., "Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior", in Educação: Temas e Problemas, no. 9, pp. 33-43, 2011
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TY - JOUR TI - Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior T2 - Educação: Temas e Problemas IS - 9 AU - Grácio, L. AU - Chaleta, E. AU - Ramalho, G. AU - Velez, M. J. AU - Leal, F. AU - Silva, J. AU - Sebastião, L. AU - Saraiva, M. AU - Rosário, P. PY - 2011 SP - 33-43 SN - 1646-2831 UR - http://hdl.handle.net/10174/9731 AB - A investigação fenomenográfica, iminentemente qualitativa, levou à descoberta da existência de diferentes formas de conceptualizar a aprendizagem tendo sido identificadas, por norma, seis concepções (Marton et al., 1993), tradicionalmente classificadas como de tipo reprodutivo ou de tipo transformativo. Simultaneamente, em 2002, Purdie e Hattie construíram um questionário para identificar as concepções de aprendizagem (COLI – Conceptions of Learning Inventory) permitindo o seu estudo em populações mais vastas. Neste estudo apresentamos a validação deste instrumento para a população universitária portuguesa através da sua aplicação a 974 estudantes do Ensino Superior pertencentes ao 1º e ao 3º ano de cursos de licenciatura. Os resultados indicam uma estrutura factorial semelhante à do instrumento original embora não se tenha identificado um dos factores (DUTY) e consistência interna aceitável para os factores. Apresentam-se também os resultados obtidos através do COLI relativamente às concepções de estudantes universitários em função da instituição onde estudam, da área científica, do ano que frequentam e do sexo. ER -