Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Saraiva, M. & Nogueiro, Teresa (2012). A Relevância da Filosofia de Deming no Ensino Superior Português. In Manuel Ferreira Patrício, Luís Sebastião, José Manuel Mata Justo e Jorge Bonito (Ed.), Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação. (pp. 172-185). Lisboa: AEPEC - Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural.
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Saraiva and N. Teresa,  "A Relevância da Filosofia de Deming no Ensino Superior Português", in Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação, Manuel Ferreira Patrício, Luís Sebastião, José Manuel Mata Justo e Jorge Bonito, Ed., Lisboa, AEPEC - Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, 2012, pp. 172-185
Exportar BibTeX
@incollection{saraiva2012_1713554262820,
	author = "Saraiva, M. and Nogueiro, Teresa",
	title = "A Relevância da Filosofia de Deming no Ensino Superior Português",
	booktitle = "Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação",
	year = "2012",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "172-172",
	publisher = "AEPEC - Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural",
	address = "Lisboa",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-relevancia-da-filosofia-de-deming-no-ensino-superior-portugues/23757?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A Relevância da Filosofia de Deming no Ensino Superior Português
T2  - Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação
AU  - Saraiva, M.
AU  - Nogueiro, Teresa
PY  - 2012
SP  - 172-185
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-relevancia-da-filosofia-de-deming-no-ensino-superior-portugues/23757?lang=en
AB  - Normalmente, a Gestão da Qualidade Total é concretizada na indústria e nos serviços através da adopção de um conjunto de princípios. A implementação desses princípios orienta e guia as organizações para a melhoria da qualidade. Deming, Juran e Crosby são alguns dos teóricos que apresentaram um conjunto de princípios que permite melhorar o processo de qualidade numa organização. Neste presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da fi losofi a da gestão da qualidade total, debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora. Na implementação desses princípios foram tidos em consideração os possíveis obstáculos e potenciais beneficios, dado que se acredita na sua importância e sua relevância para a melhoria da qualidade. Os resultados deste estudo evidenciaram um conjunto de possíveis difi culdades e beneficios os quais poderão ser o resultado da presente cultura dessas instituições e concluiu-se que as duas instituições de ensino superior poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. Porém, é importante salientar que esses princípios deveriam ser aplicados de forma fl exível, de acordo com as necessidades específi cas de cada organização.
ER  -