Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Teixeira, C. P., Tsatsanis, E. & Belchior, Ana Maria (2015). Apoio difuso e específico ao regime político em tempos de crise: avaliação da democracia em Portugal antes e depois do resgate económico (2008-2012). In André Freire, J. M. Leite Viegas e Marco Lisi  (Ed.), Crise Económica, Políticas de Austeridade e Representação Política. (pp. 259-278). Lisboa: Assembleia da República.
Exportar Referência (IEEE)
C. P. Teixeira et al.,  "Apoio difuso e específico ao regime político em tempos de crise: avaliação da democracia em Portugal antes e depois do resgate económico (2008-2012)", in Crise Económica, Políticas de Austeridade e Representação Política, André Freire, J. M. Leite Viegas e Marco Lisi , Ed., Lisboa, Assembleia da República, 2015, pp. 259-278
Exportar BibTeX
@incollection{teixeira2015_1714011557726,
	author = "Teixeira, C. P. and Tsatsanis, E. and Belchior, Ana Maria",
	title = "Apoio difuso e específico ao regime político em tempos de crise: avaliação da democracia em Portugal antes e depois do resgate económico (2008-2012)",
	booktitle = "Crise Económica, Políticas de Austeridade e Representação Política",
	year = "2015",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "1ª",
	pages = "259-259",
	publisher = "Assembleia da República",
	address = "Lisboa",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Apoio difuso e específico ao regime político em tempos de crise: avaliação da democracia em Portugal antes e depois do resgate económico (2008-2012)
T2  - Crise Económica, Políticas de Austeridade e Representação Política
AU  - Teixeira, C. P.
AU  - Tsatsanis, E.
AU  - Belchior, Ana Maria
PY  - 2015
SP  - 259-278
CY  - Lisboa
AB  - Desde a terceira onda de democratização na década de 1970 e 1980, o sistema democrático na Europa vive sob um paradoxo singular. Por um lado, a expansão da democracia a vários países e regiões europeias e não europeias, e o aparente triunfalismo do regime democrático; por outro lado, desde a década de 1990, o debate sobre a crise de legitimidade democrática, que tem enfatizado o fosso crescente entre os que governam e os governados. Esta última situação tornou-se particularmente crítica no caso dos países do Sul da Europa, devido às crises de dívida soberana e à intervenção externa (da União Europeia, o Banco Central Europeu e FMI). O novo cenário social e económico que emergiu faz questionar sobre o seu eventual impacto no apoio ao regime democrático.
Usando um estudo de caso relevante - Portugal - este papel visa: em primeiro lugar, analisar descritivamente como os eleitores avaliam a democracia portuguesa (apoio específico e difuso) antes e depois do resgate; em segundo lugar, aferir se ocorreram alterações significativas nos modelos de explicação do apoio ao regime neste período; e, finalmente, explorar as suas consequências políticas. 
Os resultados sugerem que o apoio à democracia diminuiu na Europa e, em particular, o apoio específico em Portugal. Os modelos explicativos de apoio ao regime são bastante semelhantes em ambos os anos, embora reflectindo a crise em 2012. As consequências da crise são mais agudas a nível do apoio difuso do que do apoio específico ao regime democrático.

ER  -