Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Maia M. & Bessa Ribeiro, F. (2015). VIH/sida: experiências da doença e cuidados de saúde. Famalicão. Húmus.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Maia and F. B. Ribeiro,  VIH/sida: experiências da doença e cuidados de saúde, 1 ed., Famalicão, Húmus, 2015
Exportar BibTeX
@book{maia2015_1713894085009,
	author = "Maia M. and Bessa Ribeiro, F.",
	title = "",
	year = "2015",
	editor = "",
	volume = "1",
	number = "",
	series = "",
	edition = "1",
	publisher = "Húmus",
	address = "Famalicão"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - VIH/sida: experiências da doença e cuidados de saúde
VL  - 1
AU  - Maia M.
AU  - Bessa Ribeiro, F.
PY  - 2015
CY  - Famalicão
AB  - Dizer que a infeção por VIH não é uma doença como outra qualquer é uma trivialidade, mas nem por isso deixa de ser significante. Como nenhuma outra doença,esta interpela a intimidade, as práticas sexuais, as emoções, os preconceitos, a tolerância e a organização política da saúde, onde se jogam questões como a universalidade e a igualdade de acesso aos cuidados de saúde e aos tratamentos, bem como escolhas e prioridades na alocação de recursos financeiros necessários à vida das pessoas que vivem com VIH (PVVIH). Sendo manifestos os progressos registados nos últimos 25 anos, estando mais próximo, sobretudo nos países com sistemas públicos de saúde robustos, o horizonte de "zero novas infeções", “zero mortes” e "zero casos de discriminação" proposto pela ONUSIDA, a infeção por VIH continua a constituir um objeto sociológico e antropológico da maior importância. 
Feito de contributos de autores das ciências sociais e da saúde, este livro procura contribuir para o debate público em torno da infeção VIH e sida, particularmente no que se relaciona com a gestão quotidiana da doença por parte das PVVIH e com os cuidados prestados pelas instituições de saúde e seus profissionais. Dada a diversidade de filiações científicas dos autores e de questões e terrenos por eles trabalhados, esta obra coletiva confronta o leitor com perspetivas variadas sobre esta infeção, ligadas por uma inquietação comum: conhecer os problemas, compreender os quotidianos e as experiências da doença e propor caminhos e soluções políticas e médicas que possam contribuir para a minimização do sofrimento e a construção de vidas mais felizes.

ER  -