TY - JOUR TI - Publicidade digital nas homepages dos diários generalistas portugueses: os casos do Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público T2 - Observatorio (OBS*) IS - Número especial AU - Sebastião, S. P. AU - Valença, M. AU - Miranda, M. AU - Carvalho, R. AU - Dias, V. V. PY - 2012 SP - 29-50 SN - 1646-5954 DO - 10.15847/obsOBS000607 UR - http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/607 AB - A internet afirma-se como suporte publicitário, dado que a publicidade invade o nosso quotidiano. Se os consumidores estão na internet então a publicidade acompanha-os. Contudo, a adaptação da publicidade a este meio tem de respeitar as características técnicas e de utilização. A publicidade nos media online, mais concretamente na área da imprensa, tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, motivando a nossa análise que terá em conta os diários generalistas: Diário de Notícias (DN), o jornal diário nacional mais antigo; o Correio da Manhã (CM) diário generalista popular de maior circulação em Portugal; e o Público, jornal diário de referência e cujo website é o mais visitado entre os órgãos de comunicação generalistas. O nosso trabalho tem como principal objetivo evidenciar a forma como estes diários generalistas apresentam anúncios publicitários na sua homepage e aferir de que forma a estrutura e o webdesign podem limitar a aposta na publicidade digital. Para tal recorremos à análise estrutural sincrónica das homepages dos diários selecionados e à realização de três entrevistas a responsáveis dos mesmos. ER -