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Martins, D. & Carvalho, C. (2018). No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses. Psicologia Escolar e Educacional. 22 (1), 103-114
D. S. Martins and C. F. Carvalho, "No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses", in Psicologia Escolar e Educacional, vol. 22, no. 1, pp. 103-114, 2018
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TY - JOUR TI - No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses T2 - Psicologia Escolar e Educacional VL - 22 IS - 1 AU - Martins, D. AU - Carvalho, C. PY - 2018 SP - 103-114 SN - 2175-3539 DO - 10.1590/2175-35392018012604 UR - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100103&lng=pt&tlng=pt AB - Os contextos de vida moderna trazem desafios que despertam o interesse de (re)pensar a importância e a forma de realizar um percurso para uma carreira. O objetivo do presente artigo é compreender como a frequência de cursos profissionais possibilita aos jovens institucionalizados em centros educativos portugueses uma exploração vocacional. Os jovens participantes (N=15) encontravam-se em cumprimento de medidas tutelares educativas, com a média de idades situada nos 16 anos de idade, a frequentar cursos de Educação e Formação de Adultos para aquisição de competências escolares e profissionais. As oportunidades disponíveis nos centros educativos portugueses promovem a caminhada dos jovens na educação e na responsabilidade através da frequência em atividades de educação e formação. É necessário dinamizar programas de intervenção para os jovens institucionalizados, para o desenvolvimento de um trilho para a vida ativa ancorado na realização e no equilíbrio positivo entre a vida pessoal e a carreira. ER -