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Martins, D. & Carvalho, C. (2018). No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses. Psicologia Escolar e Educacional. 22 (1), 103-114
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D. S. Martins and C. F. Carvalho,  "No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses", in Psicologia Escolar e Educacional, vol. 22, no. 1, pp. 103-114, 2018
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TY  - JOUR
TI  - No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses
T2  - Psicologia Escolar e Educacional
VL  - 22
IS  - 1
AU  - Martins, D.
AU  - Carvalho, C.
PY  - 2018
SP  - 103-114
SN  - 2175-3539
DO  - 10.1590/2175-35392018012604
UR  - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100103&lng=pt&tlng=pt
AB  - Os contextos de vida moderna trazem desafios que despertam o interesse de (re)pensar a importância e a forma de realizar um percurso para uma carreira. O objetivo do presente artigo é compreender como a frequência de cursos profissionais possibilita aos jovens institucionalizados em centros educativos portugueses uma exploração vocacional. Os jovens participantes (N=15) encontravam-se em cumprimento de medidas tutelares educativas, com a média de idades situada nos 16 anos de idade, a frequentar cursos de Educação e Formação de Adultos para aquisição de competências escolares e profissionais. As oportunidades disponíveis nos centros educativos portugueses promovem a caminhada dos jovens na educação e na responsabilidade através da frequência em atividades de educação e formação. É necessário dinamizar programas de intervenção para os jovens institucionalizados, para o desenvolvimento de um trilho para a vida ativa ancorado na realização e no equilíbrio positivo entre a vida pessoal e a carreira.
ER  -