TY - CPAPER TI - O sistema de gestão ambiental do ISCTE-IUL: um modelo de integração-qualidade-sustentabilidade T2 - SGA 19 - Sustentabilidade na Gestão Ambiental. Inovação e Desafios para os Países de Língua Oficial Portuguesa. Atas das Conferência Internacional AU - Farelo, C. AU - Velada, R. AU - Matias, C. AU - Roseta-Palma, C. AU - Costa, J. AU - Santos, S. AU - Rato, V. AU - Simaens, A. PY - 2019 SP - 149-156 CY - Lisboa UR - https://conferenciasga2019.wixsite.com/sga19 AB - O artigo pretende partilhar a experiência do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) na integração da sustentabilidade na cultura de qualidade. O ISCTE-IUL assumiu o compromisso com a Qualidade enquanto pilar do seu desenvolvimento estratégico, materializando-se num Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ-IUL). Por seu lado, a sustentabilidade institucional – nas dimensões ambiental, social e económica – constitui também uma aposta estratégica e transversal que tem vindo a ser implementada nas práticas de gestão da instituição, no ensino, na investigação e na extensão universitária. O ISCTE-IUL é certificado de acordo com a Norma Portuguesa ISO 9001 desde 2008. O projeto da Sustentabilidade foi iniciado em 2016 e envolve um conjunto de ações para a melhoria do desempenho sustentável da instituição, das quais se destacam a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do ISCTE-IUL e a obtenção da respetiva certificação em 2018. Considerando a abrangência do SIGQ-IUL, um primeiro desafio prendia-se com o modelo previsto para a integração da Sustentabilidade, tendo sido adotada uma integração com relativa autonomia. Discutimos as implicações que o SGA colocou a diferentes níveis, com especial destaque para a necessidade de assumir a Sustentabilidade enquanto fator-chave da estratégia e da prática diária da Instituição, desde logo ao nível do campus, onde se procura a gestão eficiente dos recursos e a diminuição dos impactes ambientais negativos. Por outro lado, todo este processo tem-se traduzido em mais uma experiência de partilha, envolvimento e aprendizagem muito positivos para o ISCTE-IUL, com um contributo relevante para a melhoria da qualidade. A comunicação centra-se em dois aspetos: (i) a apresentação do modelo de integração da Sustentabilidade no SIGQ-IUL e (ii) o desenho e a implementação do SGA. Por último, uma nota conclusiva, resumindo os desafios particulares da Gestão da Sustentabilidade no ISCTE-IUL que presidem à conceção do Sistema de Gestão Ambiental. ER -