Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Silva, T. M. da (2018). Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura. In Graça Filipe, José Vale & Inês Castaño (Ed.), Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva. (pp. 183-195). Lisboa: Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
M. T. Silva,  "Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura", in Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva, Graça Filipe, José Vale & Inês Castaño, Ed., Lisboa, Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, 2018, pp. 183-195
Exportar BibTeX
@incollection{silva2018_1713453196790,
	author = "Silva, T. M. da",
	title = "Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura",
	chapter = "",
	booktitle = "Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva",
	year = "2018",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "183-183",
	publisher = "Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "https://ihc.fcsh.unl.pt/patrimonializacao-sustentabilidade/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura
T2  - Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva
AU  - Silva, T. M. da
PY  - 2018
SP  - 183-195
CY  - Lisboa
UR  - https://ihc.fcsh.unl.pt/patrimonializacao-sustentabilidade/
AB  - Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL — Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostramnos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído — as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos — o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam.
ER  -