Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Monteiro, A. (2019). Rede de Casas da Floresta: desenvolvimento local e inovação social em meio rural. In Pedro Verga Matos, José Dias Lopes, Cristiana Fernandes (Ed.), Inovação Social – Casos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. (pp. 233-257). Coimbra: Almedina.
Exportar Referência (IEEE)
A. A. Monteiro,  "Rede de Casas da Floresta: desenvolvimento local e inovação social em meio rural", in Inovação Social – Casos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Pedro Verga Matos, José Dias Lopes, Cristiana Fernandes, Ed., Coimbra, Almedina, 2019, pp. 233-257
Exportar BibTeX
@incollection{monteiro2019_1713955836251,
	author = "Monteiro, A.",
	title = "Rede de Casas da Floresta: desenvolvimento local e inovação social em meio rural",
	chapter = "",
	booktitle = "Inovação Social – Casos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa",
	year = "2019",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "233-233",
	publisher = "Almedina",
	address = "Coimbra",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rede-de-casas-da-floresta-desenvolvimento-local-e-inovacao-social-em-meio-rural/67522?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Rede de Casas da Floresta: desenvolvimento local e inovação social em meio rural
T2  - Inovação Social – Casos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa
AU  - Monteiro, A.
PY  - 2019
SP  - 233-257
CY  - Coimbra
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rede-de-casas-da-floresta-desenvolvimento-local-e-inovacao-social-em-meio-rural/67522?lang=en
AB  - Como se pode intervir em favor da Inclusão e do Desenvolvimento, ao mesmo tempo que se promove a revitalização das atividades económicas? Ou, dito de outra forma, como se atingem os primeiros promovendo a segunda? Este foi o principal desafio assumido pelo Projeto Terra-a-Terra, implementado a partir de uma parceria entre a associação de desenvolvimento local Pinus Verde, o município do Fundão e outros stakeholders locais. O território-problema para o qual foi definida a intervenção é marcado pela combinação entre uma base rural e uma monoindústria mineira em declínio, que se refletem na falta de oportunidades de emprego e na migração dos mais válidos. Pelo que o principal objetivo era o de melhorar as condições e a qualidade de vida no território através de uma intervenção direcionada para a valorização das potencialidades e recursos locais, fundada na atuação e participação ativa dos agentes locais. A Rede das Casas Temáticas (ou Casas da Floresta), um conjunto de infraestruturas criadas para proporcionarem visibilidade a produtos selecionados como emblemáticos da região (o mel, o cogumelo, o linho e o bombo), transformou-se numa das forças motrizes do Projeto, não só de promoção do património local mas também de estímulo empresarial. Ao longo do texto argumentamos que a opção estratégica seguida pelo Projeto Terra-a-Terra está em sintonia com uma conceção de inovação social que resulta da articulação entre a capacidade para implementar novas ideias (produtos, serviços e modelos) na resolução de necessidades sociais, e o compromisso com valores fundamentais de transformação social e de contributo para a redefinição do paradigma societal.
ER  -