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Monteiro, A. (2019). Rede de Casas da Floresta: desenvolvimento local e inovação social em meio rural. In Pedro Verga Matos, José Dias Lopes, Cristiana Fernandes (Ed.), Inovação Social – Casos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. (pp. 233-257). Coimbra: Almedina.
A. A. Monteiro, "Rede de Casas da Floresta: desenvolvimento local e inovação social em meio rural", in Inovação Social – Casos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Pedro Verga Matos, José Dias Lopes, Cristiana Fernandes, Ed., Coimbra, Almedina, 2019, pp. 233-257
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TY - CHAP TI - Rede de Casas da Floresta: desenvolvimento local e inovação social em meio rural T2 - Inovação Social – Casos na Comunidade de Países de Língua Portuguesa AU - Monteiro, A. PY - 2019 SP - 233-257 CY - Coimbra UR - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rede-de-casas-da-floresta-desenvolvimento-local-e-inovacao-social-em-meio-rural/67522?lang=en AB - Como se pode intervir em favor da Inclusão e do Desenvolvimento, ao mesmo tempo que se promove a revitalização das atividades económicas? Ou, dito de outra forma, como se atingem os primeiros promovendo a segunda? Este foi o principal desafio assumido pelo Projeto Terra-a-Terra, implementado a partir de uma parceria entre a associação de desenvolvimento local Pinus Verde, o município do Fundão e outros stakeholders locais. O território-problema para o qual foi definida a intervenção é marcado pela combinação entre uma base rural e uma monoindústria mineira em declínio, que se refletem na falta de oportunidades de emprego e na migração dos mais válidos. Pelo que o principal objetivo era o de melhorar as condições e a qualidade de vida no território através de uma intervenção direcionada para a valorização das potencialidades e recursos locais, fundada na atuação e participação ativa dos agentes locais. A Rede das Casas Temáticas (ou Casas da Floresta), um conjunto de infraestruturas criadas para proporcionarem visibilidade a produtos selecionados como emblemáticos da região (o mel, o cogumelo, o linho e o bombo), transformou-se numa das forças motrizes do Projeto, não só de promoção do património local mas também de estímulo empresarial. Ao longo do texto argumentamos que a opção estratégica seguida pelo Projeto Terra-a-Terra está em sintonia com uma conceção de inovação social que resulta da articulação entre a capacidade para implementar novas ideias (produtos, serviços e modelos) na resolução de necessidades sociais, e o compromisso com valores fundamentais de transformação social e de contributo para a redefinição do paradigma societal. ER -