Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S. (2020). Educação. In Ricardo Paes Mamede e Pedro Adão e Silva  (Ed.), O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas. (pp. 18-23). Lisboa: IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes,  "Educação", in O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas, Ricardo Paes Mamede e Pedro Adão e Silva , Ed., Lisboa, IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais, 2020, pp. 18-23
Exportar BibTeX
@incollection{gomes2020_1713510550407,
	author = "Mateus, S.",
	title = "Educação",
	chapter = "",
	booktitle = "O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas",
	year = "2020",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "18-18",
	publisher = "IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais",
	address = "Lisboa",
	url = "https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/divulgacao/estudos-e-publicacoes-3/784-2020-valorizar-politicas-publicas"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Educação
T2  - O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas
AU  - Mateus, S.
PY  - 2020
SP  - 18-23
CY  - Lisboa
UR  - https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/divulgacao/estudos-e-publicacoes-3/784-2020-valorizar-politicas-publicas
AB  - A experiência escolar da maioria dos decisores, dirigentes escolares e docentes em exercício neste momento em Portugal obedeceu a imperativos de homogeneização. A mesma aula, ensinada com o mesmo método, a começar à mesma hora, numa sala organizada da mesma forma, para estudantes considerados iguais. Estamos, em 2020, longe deste cenário. Mas quão longe? As abordagens pedagógicas tradicionais, do currículo enciclopedista, que enfatizam a memorização, onde a aprendizagem é um exercício passivo, ainda são predominantes e têm mostrado bem os seus limites. 
A política de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, lançada pelo XXI Governo Constitucional, em regime de experiência pedagógica no ano letivo de 2017/2018  e, mais tarde, em 2018 e 2019, generalizada através de decreto-lei e portaria específica , é uma constelação de medidas que conferem maior flexibilidade e territorialização nos processos de ensino-aprendizagem. Vem abrir espaço a pressupostos e práticas diferentes e a uma rotura com o “mito da homogeneidade” dos estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes, tendo por base a colaboração.

ER  -