Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mateus, S. (2020). Educação. In Ricardo Paes Mamede e Pedro Adão e Silva (Ed.), O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas. (pp. 18-23). Lisboa: IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais.
S. C. Gomes, "Educação", in O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas, Ricardo Paes Mamede e Pedro Adão e Silva , Ed., Lisboa, IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais, 2020, pp. 18-23
@incollection{gomes2020_1713510550407, author = "Mateus, S.", title = "Educação", chapter = "", booktitle = "O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas", year = "2020", volume = "", series = "", edition = "", pages = "18-18", publisher = "IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais", address = "Lisboa", url = "https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/divulgacao/estudos-e-publicacoes-3/784-2020-valorizar-politicas-publicas" }
TY - CHAP TI - Educação T2 - O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas AU - Mateus, S. PY - 2020 SP - 18-23 CY - Lisboa UR - https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/divulgacao/estudos-e-publicacoes-3/784-2020-valorizar-politicas-publicas AB - A experiência escolar da maioria dos decisores, dirigentes escolares e docentes em exercício neste momento em Portugal obedeceu a imperativos de homogeneização. A mesma aula, ensinada com o mesmo método, a começar à mesma hora, numa sala organizada da mesma forma, para estudantes considerados iguais. Estamos, em 2020, longe deste cenário. Mas quão longe? As abordagens pedagógicas tradicionais, do currículo enciclopedista, que enfatizam a memorização, onde a aprendizagem é um exercício passivo, ainda são predominantes e têm mostrado bem os seus limites. A política de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, lançada pelo XXI Governo Constitucional, em regime de experiência pedagógica no ano letivo de 2017/2018 e, mais tarde, em 2018 e 2019, generalizada através de decreto-lei e portaria específica , é uma constelação de medidas que conferem maior flexibilidade e territorialização nos processos de ensino-aprendizagem. Vem abrir espaço a pressupostos e práticas diferentes e a uma rotura com o “mito da homogeneidade” dos estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes, tendo por base a colaboração. ER -