Artigo em revista científica
Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – contributo para a qualidade do ensino superior português
Elisa Chaleta (Chaleta, E.); Ana Silva (Silva, A.); Margarida Saraiva (Saraiva, M.); Luisa Grácio (Grácio, L.); Fátima Leal (Leal, F.); Graça Santos (Santos, G.); Luis Sebastião (Sebastião, L.); Adelinda Candeias (Candeias, A.); et al.
Título Revista
TMQ - Techniques, Methodologies and Quality
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-15 21:59)

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Abstract/Resumo
A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ – Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Análise factorial exploratória,Análise factorial confirmatória,Experiência no curso,Qualidade do Ensino Superior