Comunicação em evento científico
Discriminação e justiça social na educação: narrativas de diversidade em ambiente escolar
Sandra Mateus (Mateus, S.);
Título Evento
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ano
2020
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Nos estudos sobre educação e descendentes de imigrantes a discriminação com base na origem étnica assume um papel central: ela constitui um forte obstáculo à integração e afeta os processos de escolarização. A experiência de discriminação na escola desoculta por isso limites importantes à justiça social na educação. Professoras/es e outros agentes não só têm perceções específicas de justiça social como contribuem para a sua produção e disseminação em ambiente escolar. Como poderão contrariar relações de subordinação e discriminação e contextualizar de forma deliberada e consciente a sua prática educativa no âmbito dos padrões de injustiças sociais prevalecentes? Nesta apresentação pretendemos debater esta problemática refletindo sobre as perceções vigentes sobre a diversidade étnica e racial em ambiente escolar. Examinamos para isso as perceções de filhas/os de imigrantes e diversos atores escolares, a partir de um conjunto de 41 entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Os dados apresentados são parte de uma investigação mais vasta, que visou aprofundar o conhecimento sobre as orientações de futuro no final do ensino básico. Trata-se de um estudo multi-método, designado ITEOP- Inquérito às Trajetórias Escolares e Orientações Profissionais, centrado nos processos de escolarização e construção das orientações de futuro de descendentes de imigrantes (Mateus, 2014; Seabra, Mateus, Rodrigues & Nico, 2011). O estudo abrangeu um conjunto extenso de dimensões da experiência escolar e juvenil, entre as quais se encontra a discriminação. Na análise confirma-se a experiência de discriminação entre alunas/os, e a diversidade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola. Pretende-se com esta apresentação discutir sobre a atualidade e relevância dos dados, e a (re)configuração das expressões de discriminação na educação portuguesa atual.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Filhos de imigrantes,Educação,Discriminação,Racismo

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.