Capítulo de livro
Ecologia social e comportamentos sexuais de risco de jovens da região Ile-de-France
Marta Maia (Maia, M.);
Título Livro
Etnografia e Intervenção Social. Por uma praxis reflexiva
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente texto retoma alguns aspetos do estudo que levei a cabo no quadro de um doutoramento em antropologia social sobre as representações e vivências da sexualidade de adolescentes e jovens escolarizados na periferia leste de Paris, na região Île-de-France, e cujo trabalho de campo tomou como terreno privilegiado quatro estabelecimentos de ensino secundário (Maia, 2009). O principal objetivo foi compreender as configurações das representações da sexualidade e dos comportamentos sexuais de indivíduos dos 14 aos 20 anos escolarizados na periferia leste de Paris, tendo em conta os seus contextos sociais e escolares. Para tal, compararam-se populações estudantis de meios socioculturais diferentes e escolarizados em dois tipos de estabelecimentos, o público e o privado. Estas populações são geograficamente próximas mas distintas no plano sócio-cultural e sócio-educativo: por um lado, os alunos de dois estabelecimentos públicos, em Montreuil (departamento de Seine-Saint-Denis), o Lycée Jean Jaurès e o Collège Fabien, que recebem alunos de origens culturais diversas e pertencentes às classes média e desfavorecida; e, por outro lado, os alunos de dois liceus católicos privados, a Institution Notre-Dame de la Providence e o Lycée Gregor Mendel, em Vincennes (departamento do Val-de-Marne), cuja população estudantil é culturalmente homogénea e das classes média e alta. Foca-se, aqui, principalmente, a perceção do risco epidemiológico em matéria de VIH e os comportamentos sexuais de jovens em função dos seus ambientes sócio-educativos e contextos sociais de maior ou menor vulnerabilidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sexualidade,Risco,Jovens,Condições sociais,Escola
  • Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
CONT_DOUT/3/CEAS/3123/6804/4/2006 Fundação para a Ciência e a Tecnologia