Artigo de revisão
“O adultério da mulher é um gravíssimo atentado à honra e dignidade do homem”. Percepções sobre violencia de género de juízes e condenados em Portugal
Antónia Lima (Lima, Antónia); Catarina Frois (Frois, Catarina);
Título Revista
Mana Estudos de Antropologia Social
Ano
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Abstract/Resumo
Cruzando a análise de acórdãos sobre violência doméstica produzidos em tribunais portugueses e de relatos de homens condenados por este mesmo crime, p artigo enfatiza a transversalidade das categorias de género como marcadores sociais nas diferentes dimensões da vida social e institucional de Portugal, bem como os processos através dos quais se constrói uma indissociabilidade entre género e Estado. A partir da análise comparativa das nossas pesquisas, identificamos a presença e relevância destes modelos morais que atribuem significados e expectativas a homens e mulheres em contextos distintos – nos tribunais e nas prisões – entre pessoas de formação académica e profissional muito desiguais – juízes e reclusos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
genero,tribunais,violência,portugal
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/ANT/04038/2019 FCT, CRIA, ISCTE-IUL

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.