Comunicação em evento científico
Os jovens de classes desfavorecidas e a escola: o que mudou com o programa TEIP?
Cristina Roldão (Roldão, C.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Rosário Mauritti (Mauritti, R); Ana Teixeira (Teixeira, Ana);
Título Evento
Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções
Ano
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
O paper procura equacionar se o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) tem tido efeitos significativos na relação dos jovens das classes desfavorecidas e a escola. Com este intuito, desdobra-se em duas partes: na primeira, apresenta-se de forma sintética o quadro teórico, normativo e metodológico que fundamenta a discussão; na segunda, procura responder-se à questão de partida, com base num conjunto de dados empíricos recolhidos recentemente. Os dados apresentados têm por base um estudo intensivo que procurou identificar e analisar efeitos do programa TEIP em sete distintos territórios, no espaço nacional, relacionando várias dimensões, incluindo os resultados escolares, os índices de indisciplina, a valorização das comunidades locais, o desenvolvimento das organizações escolares e as práticas pedagógicas. A metodologia seguida de estudo de caso, incorporou uma orientação mix methods, envolvendo nomeadamente a aplicação de dois questionários (um aos professores, outro às famílias), analise de documentos que organizam a escola e o TEIP, os resultados internos e externos, e realização de entrevistas e focus groups a cerca de 40 atores de cada uma das sete comunidades educativas (entre coordenadores, professores, técnicos, pais, alunos e parceiros). Neste caso, procuramos discutir um problema bem mais circunscrito e com uma orientação mais teórica, isto é, os efeitos na relação entre os jovens e a escola, pelo que nos referimos apenas de forma pontual aos dados gerais e exploramos de forma sistemática um pequeno segmento do material empírico, em particular, aquele que resulta de informações qualitativas que nos foram indicadas pelos alunos de cinco turmas em cada um dos sete territórios, bem como pelos diretores de turma e técnicos que os acompanham no quotidiano.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.