Capítulo de livro
Políticas sociais lentas, resistências lentas. O caso dos hindus da Quinta da Vitória
Rita Ávila Cachado (Cachado, R.);
Título Livro
Quando a história acelera. Resistência, movimentos sociais e o lugar do futuro
Ano
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
O programa especial de realojamento (PER) realojou milhares de famílias de bairros em habitação social especialmente construída para substituir os então chamados “bairros de barracas”. As histórias que este programa encerra são muitas e estão retratadas na literatura sobre habitação social, mas o acompanhamento destes processos num tempo longo encerra por sua vez histórias particulares de moradores que esperaram, em determinadas situações, décadas pelo realojamento. Neste capítulo retomo um trabalho de campo etnográfico que seguiu de perto um conjunto de famílias que habitavam o bairro Quinta da Vitória, cujo processo de realojamento foi moroso e sem solução habitacional para uma parte importante dos seus moradores. O enfoque será feito relativamente ao momento em que os moradores do bairro participaram ativamente num movimento pela defesa do direito à habitação, em 2006. Se passados mais de dez anos, a literatura sobre habitação cresceu exponencialmente, a proposta é voltar atrás para procurar compreender melhor como se opera um caso de participação de moradores de um bairro onde há anos não existia movimento associativo.
Agradecimentos/Acknowledgements
Paula Godinho, João Louçã (Orgs.), Sérgio Vitorino (edição)
Palavras-chave
James C. Scott,resistência,habitação,PER,Solidariedade Imigrante,Direito à Habitação
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Este trabalho é financiado pela FCT, no contexto da celebração do contrato programa nº 4, 5 e 6 do art.º. 23º, DL 57/2016 de 29 de agosto, alterado na Lei 57/2017 de 19 de julho com o ISCTE-IUL, CIES --

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.