Capítulo de livro
Projeto aQeduto: O que mudou na educação em Portugal – doze anos de avaliação internacional
Isabel Flores (Flores, I.); Teresa Casas-Novas (Casas-Novas, T.); Ana Sousa Ferreira (Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S. );
Título Livro
Estado da Educação 2015
Ano
2016
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
O senso comum em educação ganhou larga expressão nas últimas décadas. A progressiva mediatização dos problemas do sistema de ensino tem conduzido à consagração de adquiridos que nem sempre se sustentam em evidência científica. O projeto de investigação, ‘aQeduto: avaliação, qualidade e equidade em educação’, tem por objetivo divulgar evidência capaz de caracterizar e justificar as alterações no sistema de ensino português, tanto a nível longitudinal, como em relação a um conjunto de outros países europeus, baseando-se em investigação comparada a partir das bases de dados dos alunos portugueses que participaram nos sucessivos ciclos de testes PISA (2000, 2003, 2006, 2009, 2012). O projeto visa também explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, nomeadamente os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos doze anos, tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos (alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias); as escolas (mudanças na organização escolar); e o país (variações nas condições económicas a nível macro do país).
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave