Outras publicações
O agendamento e o Jornalismo: de emissor a destinatário
Título Revista/Livro/Outro
Congresso ‘50 anos de estudos do Agenda-Setting’
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Jornalismo constitui, como sabemos, um fenómeno social cujas características decorrem da sociedade em que se inscreve. Por outro lado, os media não apenas constituem o meio através do qual a maioria dos cidadãos estabelece contacto com a realidade não fisicamente experienciável mas foi também capacitada por ela que se desenvolveu uma opinião pública informada. Conhece-lo implica, necessariamente, correlacioná-lo com o sistema social em que está inserido, incluindo a paisagem económico-política em que se encontra. Uma dimensão essencial na valorização da classe profissional prende-se com o seu habitus profissional ou, no caso específico deste trabalho, habitus ambiental, fruto de um processo de educação da atenção, atributos constitutivos das relações estabelecidas num determinado contexto. A essa dimensão é chamada uma outra, jogada na importância das fontes, com a qual a classe estabelece uma relação simbiótica de interdependência. A partir de dados provenientes de entrevistas conduzidas a diversas/s jornalistas de Ambiente, é problematizado neste trabalho o lugar da/o jornalista, encontrada/o entre condições de exercício da profissão decorrentes de mutações nas redacções e um conjunto de interacções negociadas com fontes de cuja agenda se constituem amplificadores, numa apropriação do conceito de agendamento em que a classe é destinatária e não emissora.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Jornalismo,Comunicação,Agenda-setting,Media