Artigo em revista científica Q2
O agir leigo e a produção de mapas de cuidado mistos público-privados
Consuelo Sampaio Meneses (Meneses, C. S.); Luiz Carlos de Oliveira Cecilio (de Oliveira Cecilio, L. C.); Rosemarie Andreazza (Andreazza, R.); Graca Carapinheiro (Carapinheiro, G.); Maria da Graça Garcia Andrade (Garcia Andrade, M. G.); Sílvia Maria Santiago (Santiago, S. M.); Eliane Cardoso Araújo (Araujo, E. C.); Ana Lúcia Medeiros Souza (Medeiros Souza, A. L.); Denizi Oliveira Reis (Reis, D. O.); Nicanor Rodrigues da Silva Pinto (da Silva Pinto, N. R.); Sandra Maria Spedo (Spedo, S. M.); et al.
Título Revista
Ciência e Saúde Coletiva
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 11

(Última verificação: 2024-03-29 09:14)

Ver o registo na Web of Science®


: 1.2
Scopus

N.º de citações: 6

(Última verificação: 2024-03-25 03:20)

Ver o registo na Scopus


: 0.6
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Lay agency and the generation of Public-Private mix health care maps

Abstract/Resumo
O artigo problematiza parte dos resultados de estudo realizado em dois municípios do ABCD paulista no período de 2010 a 2012 com o objetivo de evidenciar a existência de lógicas regulatórias não estatais na viabilização do acesso e consumo de serviços de saúde. Na primeira etapa, foram realizadas entrevistas com atores estratégicos (gestores e políticos) e atores-trabalhadores-chave. Na segunda, foram coletadas histórias de vida de 18 pessoas com elevada frequência de utilização de serviços de saúde. O estudo revelou o papel protagonista dos usuários na construção de “mapas do cuidado”, com destaque para a utilização frequente de recursos públicos e privados nos seus percursos, contornando ou se mesclando com a regulação governamental, para a obtenção do cuidado de que necessitam. Os diferentes formatos do mix público-privado observados transcendem as concepções “oficiais” ainda vigentes sobre a distinção nítida entre os dois sistemas, revelando a importância desse tema para a gestão pública da saúde.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Política de saúde,Assistência à saúde,Administração em saúde,Sistema Único de Saúde,Planos de pré-pagamento em saúde
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.