Publicação em atas de evento científico
Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais
Maria do Carmo Gomes (Gomes, M. do C.); Patrícia Ávila (Ávila, P.); João Sebastião (Sebastião, J.); António Firmino da Costa (Costa, A. F. da.);
IV Congresso Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos
Ano (publicação definitiva)
2000
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A presente comunicação centra-se, essencialmente, na apresentação de alguns resultados de um projecto europeu no domínio da literacia encomendado pela Comissão Europeia. O projecto foi coordenado pelo Office for National Statistics, em Londres, e envolveu, além do Reino Unido, a França, a Suécia e Portugal.1 Os resultados encontram-se publicados no relatório Measuring Adult Literacy. The International Adult Literacy Survey in the European Context (Carey (ed.), 2000). A encomenda desta pesquisa deveu-se ao surgimento de algumas dúvidas quanto à validade dos procedimentos metodológicos utilizados nos estudos internacionais de literacia, as quais ganharam forte visibilidade na Europa após um dos países participantes, a França, ter recusado a publicação dos seus resultados por considerar que estes subestimam o perfil de literacia da sua população. De um modo geral, o objectivo deste novo estudo consiste, assim, em avaliar, nas suas diferentes componentes, a metodologia desenvolvida nos estudos internacionais. A participação portuguesa neste projecto revestiu-se de um carácter especial por dois motivos. Por um lado, por ser um país pertencente ao Sul da Europa, o qual não estava representado até à data nas pesquisas internacionais neste domínio. Por outro lado, por ser o único país (além dos Estados Unidos da América) que desenvolveu um estudo nacional de literacia, tornando-se assim possível comparar instrumentos de pesquisa diferentes, embora baseados em princípios comuns: a prova do Inquérito Internacional à Literacia dos Adultos e o teste desenvolvido pelos investigadores portugueses no Estudo Nacional de Literacia.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave