Artigo em revista científica Q2
Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
Luiz Carlos de Oliveira Cecilio (Cecílio, L. C. O.); Ademar Arthur Chioro dos Reis (Reis, A. A. C. Dos); Rosemarie Andreazza (Andreazza, R.); Sandra Maria Spedo (Spedo, S.); Nelma Lourenço de Matos Cruz (Cruz, N. L. M.); Luciana Soares de Barros (Barros, L. S. De); Graca Carapinheiro (Carapinheiro, G.); Tiago Correia (Correia, T.); Mariana Cabral Schveitzer (Schveitzer, M. C.); et al.
Título Revista
Ciência e Saúde Coletiva
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2024-03-28 06:26)

Ver o registo na Web of Science®


: 0.6
Scopus

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-03-28 07:50)

Ver o registo na Scopus


: 0.5
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Nurses in the Kanban: are there news meanings of professional practice in innovative tools for hospital care management?

Abstract/Resumo
O Kanban, uma tecnologia de gestão do cuidado caracterizada pela valorização do trabalho multiprofissional e o uso intensivo da informação, tem sido crescentemente utilizado para enfrentar a superlotação dos serviços de emergência hospitalar (SEH). Pesquisadores acompanharam durante dez meses o Kanban em vários setores de um SEH municipal. Suas observações, registradas em diários de campo, foram discutidos em reuniões quinzenais por um coletivo de pesquisadores. O material empírico foi organizado a partir de duas questões: Há mudanças nas “atribuições tradicionais” da enfermagem atuando no Kanban? Há transformações nas relações interprofissionais entre Medicina e Enfermagem na operacionalização do Kanban? Observou-se forte adesão dos enfermeiros ao arranjo, pari passu com uma maior especialização e fragmentação do seu trabalho. Os diaristas assumem funções administrativas tradicionais da enfermagem, enquanto os plantonistas desenvolvem assistência direta aos pacientes. Os enfermeiros consideram que a decisão clínica ainda é do médico, embora o Kanban propicie sua maior influência na decisão. A gestão de grande massa de dados clínico-operacionais pelos enfermeiros, central na operacionalização do Kanban, reforça sua autoridade profissional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Enfermagem,Serviços médicos de emergência,Assistência Centrada no paciente,Kanban,Relações médico-enfermeiro
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.