Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Memórias, narrativas e construções identitárias no processo de afiliação de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra
Título Evento
XI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O trabalho tem como foco analítico as relações entre história, memória, identidades e narrativas de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra (UC). Valendo-se da etnometodologia (COULON, 1995), da netnografia (KOZINETS, 2009), dos estudos da linguagem/discurso (BAKHTIN 2009, 2010) e das histórias de vida (LECHNER, 2009) como principais referenciais teórico-metodológicos, pretende-se também observar as variáveis que atuam nas diversas formas de comunicação e nos processos de interação dos estudantes, bem como das complexas forças que agem no processo de afiliação estudantil (COULON, 2008) e que interferem nas condições de permanência, evasão, sucesso e insucesso acadêmico nas universidades. Observa-se, ainda, o funcionamento e atualização das redes de memórias entre Brasil e Coimbra, bem como as relações entre memória, informação e mídias digitais. A presente investigação tem seu desenvolvimento estruturado em três eixos: 1) A instituição Universidade de Coimbra e suas relações com a “memória acadêmico-científica brasileira”; 2) As relações entre memória social e interações nas mídias digitais, bem como os processos de interação social na vida cotidiana dos estudantes; 3) A construção e vivência do que chamamos de “desejo por Coimbra” e sua correspondência no processo de afiliação dos estudantes na UC. Realizou-se pesquisa de campo na cidade de Coimbra, com 8 entrevistas semi-estruturadas junto a estudantes brasileiros que realizavam suas atividades acadêmicas na Universidade de Coimbra (licenciaturas ou intercâmbio). A investigação aponta as singularidades de cada experiência, bem como a importância dada, pelos estudantes, à vivência acadêmica fora do Brasil.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
memória,narrativas,identidades,educação superior