Artigo em revista científica
Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia
Ana Nobre (Nobre, A.); Ana Mouraz (Mouraz, A.); Maria de Fátima Preto Barrocas Goulão (Goulão, M. F.); Susana Henriques (Henriques, S.); Daniela Melaré Vieira Barros (Barros, D.); José António Marques Moreira (Moreira, J. A.);
Título Revista
Práxis Educacional
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-18 03:16)

Ver o registo na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Espanhol/Castelhano) Procesos de comunicación digital en el sistema educativo Portugués en tiempos de pandemia

(Inglês) Digital communication processes in the Portuguese educational system in pandemic times

Abstract/Resumo
A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação digital e em rede,Comunicação,Colaboração
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.