Artigo em revista científica
Associativismo popular e envelhecimento ativo: o caso do distrito de Leiria
Jéssica Chainho Pereira (Chainho-Pereira, J.); Artur Martins (Martins, A.); Natália Martins (Martins, N.); Lara Querido (Querido, L.); Paulo Mendes Pinto (Pinto, P.); Sérgio Pratas (Pratas, S.); Nuno Nunes (Nunes, N.); et al.
Título Revista
Análise Associativa
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-23 10:18)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Portugal é um país envelhecido. Em 2019, 22% da população tinha 65 e mais anos. E uma das explicações está relacionada com o aumento gradual da esperança média de vida. Vive-se mais tempo –e esse dado é positivo. Mas importa também questionar como se vive –como vivem as pessoas com mais idade. E que políticas (públicas e sociais) têm sido desenvolvidas para assegurar um envelhecimento ativo e produtivo. O presente estudo parte desses conceitos centrais (envelhecimento ativo e produtivo); e visa compreender o contributo do associativismo popular na promoção de práticas para um envelhecimento ativo, saudável e produtivo. As pessoas com mais idade participam nas associações? São associadas? São praticantes das modalidades desenvolvidas? Que atividades? Envolvem-se no exercício de funções dirigentes (como dirigentes associativos voluntários)? E de que forma é que esse envolvimento contribui para serem mais felizes e terem mais saúde? E para conseguirem ter um envelhecimento ativo e produtivo?
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
21/ OPECAP288/ 2020 21/ OPECAP288/ 2020

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.