Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Cidadania nacional e europeia na educação: Um olhar a partir do contexto português.
Título Revista
Revista HISTEDBR On-line
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
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Abstract/Resumo
O debate sobre cidadania nacional e europeia insere-se nas práticas contemporâneas das sociedades da União Europeia (UE) e do mundo global, além da Europa. A sua relação com a educação assenta numa lógica interativa que se diz direcionada à partilha de perspetivas. Ao nível político o discurso de incentivo do respeito e a aceitação da diversidade na busca de uma UE unida na sua pluralidade cultural conflitua-se com políticas de cariz exclusor e de limite à cidadania. Após um enquadramento histórico, este artigo analisa documentos nacionais e da UE, que se referem às e aos jovens, pensando numa cidadania ativa, com voz e participação. Procuramos também compreender como a história da UE tem vindo a contribuir para o debate da cidadania europeia. O estudo3 na base deste artigo está a ser desenvolvido com jovens dos 15 aos 25 anos que frequentam uma Escola Profissional no Norte de Portugal.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Cidadania nacional,cidadania europeia,escola,jovens,história da UE.
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
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PD/BD/105705/2014 | Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT. |