Artigo em revista científica
O ofício do Professor: experiências pedagógicas no ensino da Sociologia em cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo
Maria Manuela Mendes (Mendes, M. M.); Teresa Sá (Sá, T.);
Título Revista
Configurações
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-15 21:57)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Francês) Le métier de l’Enseignant: expériences pédagogiques dans l’enseignement de la Sociologie dans les cours supérieurs d’Architecture et d’Urbanisme

(Inglês) The teacher’s profession: Pedagogical experiences in teaching Sociology in Architecture and Urbanism in Higher Education degrees

Abstract/Resumo
Este artigo dá conta de uma análise sobretudo (auto-)reflexiva tendo por base duas experiências concretas, ainda que ligeiramente distintas, na lecionação de unidades curriculares da área disciplinar da Sociologia nos 3 ciclos de ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo numa instituição do ensino superior público. A abordagem centra-se não só na identificação das principais dificuldades e tensões, mas também nos desafios que têm marcado estas práticas pedagógicas. São também exploradas algumas possibilidades de cruzamento interdisciplinar no sentido de operacionalizar, e vincar, o papel e a relevância do conhecimento sociológico no ensino, na investigação e na intervenção profissional dos futuros arquitetos e urbanistas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino superior,Experiência pedagógica,Sociologia,Arquitetura,Urbanismo
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Artes - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia