Capítulo de livro
O que sabemos e como medimos competências digitais dos jovens portugueses? Reflexões em torno de resultados de projetos de investigação
Ponte, Cristina (Ponte, Cristina); Susana Batista (Batista, S.); Eva Gonçalves (Gonçalves, E.);
Título Livro
Juventude(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 13:51)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O mundo dos jovens portugueses hoje caracteriza-se por uma presença importante da internet, através de uma multiplicidade de plataformas e dispositivos. Este contexto digital marca a forma como socializam, comunicam, jogam, aprendem e exploram o seu engajamento cívico. No discurso público sobre a relação entre os jovens e internet, prevaleceu num primeiro momento a preocupação com os riscos e danos potenciais gerados pelas tecnologias. Este receio, muito visível até nos programas de educação e formação, tem expressão no entendimento de que são precisas competências digitais para se poder formar cidadãos digitais que navegam de forma segura, sendo o objetivo passar os valores e normas em torno de um uso responsável e apropriado das tecnologias (Jones & Mitchell, 2016). À medida que se fortalece o interesse e a investigação sobre o conceito de competências digitais, também se intensificam e diversificam as formas de o medir, contemplando diversos tipos de competências e metodologias para as aferir. O presente capítulo apresenta e discute como se medem e o que se sabe sobre as competências digitais dos jovens portugueses. Mais especificamente, procura responder às seguintes perguntas: Qual o panorama das competências digitais dos jovens portugueses? Como tem mudado ao longo do tempo? Como foi mudando a forma de medir as competências digitais?
Agradecimentos/Acknowledgements
Projeto Yskills, à sua coordenadora, a Professora Cristina Ponte, e à minha colega de sempre, a Professora Susana Batista.
Palavras-chave