Capítulo de livro
Sistema alimentar e sustentabilidade: aferição de oportunidades e iniciativas à escala local
Teresa Marat-Mendes (Marat-Mendes, T.); José Manuel Henriques (Henriques, J. M.); Perestrelo, Margarida (Perestrelo, M.); Teresa Costa Pinto (Pinto, T.C.); Pedro Costa (Costa, P.); Mafalda Pereira (Pereira, M.); João Cunha Borges (Borges, J. C.); Sara Silva Lopes (Lopes, S. S.); Carolina Henriques (Henriques, C. N.); et al.
Título Livro
Compêndio de políticas urbanas
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-05 18:55)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Compendium of urban policies

Abstract/Resumo
Garantir a sustentabilidade de um sistema alimentar (SA) urbano exige um maior conhecimento sobre o seu funcionamento e os seus principais obstáculos. Porém, como ler o seu comportamento? Que parâmetros deverão ser considerados na sua leitura? Como informar as políticas urbanas no sentido de o corrigir? Tendo em consideração estas iminentes preocupações, foi elaborado no âmbito do Working Package 3 (WP3 – Food Security and Sustainability) do Projeto SPLACH – Spatial Planning for Change, uma proposta de parâmetros de análise de sistemas alimentares urbanos, com o objetivo de proporcionar uma base de leitura das dinâmicas existentes nos sistemas alimentares que abastecem as áreas urbanas e assim contribuir para responder às questões acima referidas. A base conceptual que informa esta proposta baseia-se em vários contributos oriundos também do WP3 e que visam particularmente: uma análise de experiências inspiradoras conduzidas no âmbito do projeto “Food for the Cities – City Region Food system” da Food and Agriculture Organization (FAO) e da Resources Centres on Urban Agriculture and Food Security (RUAF); Neste sentido, o presente fascículo propõe um instrumento de leitura do comportamento do SA, formulado a partir dos parâmetros de análise do SA identificados à luz da base conceptual acima referida e da análise de um território em concreto, a AML. A proposta visa contextualizar de que modo é que as ações em curso num território são representativas de movimentos de transição para a sustentabilidade e demonstrar a aplicabilidade do instrumento na leitura de um SA e, consequentemente, através dos resultados obtidos informar novas políticas públicas desde a perspetiva do SA, da governança e do conhecimento das experiências existentes no território.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Instrumento,Sustenatabilidade,Transição,Sistema alimentar,Leitura do comportamento
  • Agricultura, Silvicultura e Pescas - Ciências Agrárias
  • Outras Ciências Agrárias - Ciências Agrárias
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Geografia Económica e Social - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • Outras Humanidades - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
POCI-01-0145-FEDER-016431 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PAC2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.