Comunicação em evento científico
Agenda dos Cidadãos: Jornalismo e participação cívica nos media portugueses
João Carlos Sousa (Sousa, João Carlos); Ricardo Morais (Morais, Ricardo);
Título Evento
1º Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação Livro de Resumos e Notas Biográficas,
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Nas últimas décadas, o campo do jornalismo tem vindo a ser atravessado por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos a participar no debate das questões de interesse colectivo. Sob a influência de elementos teóricos da democracia deliberativa, da reflexão comunitarista e da obra de John Dewey, o jornalismo público implica uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço dessa participação. Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da uma informação voltada para o entretenimento (infotainment), o incremento das soft news e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina. Também a imprensa regional, muitas vezes chamada de proximidade, tem como objectivo chegar perto dos cidadãos, dos seus problemas, daquilo que os afecta dentro da comunidade onde se inserem. Daí que, alguns autores coloquem o jornalismo regional e o jornalismo cívico no mesmo plano, uma vez que procuram perceber o que interessa aos cidadãos, ensinar a comunidade a resolver os seus problemas, revitalizar os debates como base da democracia. Neste sentido, o Projecto “Agenda dos Cidadãos: Jornalismo e participação cívica nos media portugueses” tem como objectivo fundamental: identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo o exemplo do jornalismo público. Para atingir este objectivo, num primeiro momento do projecto estabeleceram-se parcerias com nove órgãos de comunicação social, nomeadamente imprensa regional. A escolha destes meios teve em conta a dimensão de Portugal Continental, procurando representar cada uma das suas regiões: as duas Áreas Metropolitanas, o Litoral Norte, o Interior Norte, o Interior Centro, o Litoral Centro, o Alentejo, o Ribatejo e o Algarve. Uma vez identificados os órgãos de comunicação envolvidos no projecto, procede-se a um levantamento, utilizando a técnica da análise de conteúdo, das práticas de construção noticiosa dos jornais. Procura-se assim caracterizar cada uma das publicações da imprensa regional, em função dos temas predominantes que se encontram nas suas páginas. Este é apenas o primeiro passo de um projecto que vai ter outros momentos de contacto mais directo com os jornalistas (através de inquéritos) e com os directores das publicações (mediante entrevistas). Este primeiro momento do projecto, em que se analisam o conteúdo das publicações, é muito importante como etapa inicial do processo que vai permitir, posteriormente, identificar junto dos públicos de cada um dos jornais, quais os temas da sua região que estes consideram prioritários e que, não estando a ser abordados pelas publicações, estes gostariam de ver retratados em cada jornal. Desta forma, acreditamos ser possível caracterizar a agenda da imprensa regional, ao mesmo tempo que os órgãos de comunicação social envolvidos no projecto constroem uma “agenda do cidadão”.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave