Capítulo de livro
Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura
Teresa Madeira da Silva (Silva, T. M. da);
Título Livro
Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 03:18)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL — Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostramnos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído — as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos — o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Património,Ensino de arquitetura,Ensino de projeto,Paisagem,Novas práticas em arquitetura