Novo artigo de Sérgio Moro e Cristina Oliveira sobre factores que influenciam os preços online de hotéis
Novo artigo de Sérgio Moro e Cristina Oliveira sobre factores que influenciam os preços online de hotéis

Artigos do ISTAR premiados com o Prémio Científico de 2018 do ISCTE-IUL

Artigo de Sérgio Moro e Cristina Oliveira
Factors Influencing hotel's online prices

Através deste estudo, foi cruzada informação proveniente de várias fontes disponíveis na Internet, nomeadamente: Google, Facebook, Booking.com, TripAdvisor.
O objetivo era o de se perceber qual informação proveniente dessas fontes (incluindo as características do hotel indicadas na Internet) mais influenciava o preço de uma reserva num hotel em Portugal.
Foram consideradas 23 grandes cidades, incluindo as capitais de distrito. Para efeitos de simulação, fez-se variar itens como o n.º de pessoas para o quarto, e a data, entre outros.
Através de um modelo de redes neuronais foi possível perceber que a informação existente no Facebook sobre o hotel por si só consegue explicar quase 27% da flutuação do preço de reserva no Booking.com.

Abstract:
Digital corporations are creating new paths of business driven by consumers empowered by social media. Understanding the role that each feature drawn from online platforms has on price fluctuation is vital for leveraging decision making. In this study, 5603 simulations of online reservations from 23 Portuguese cities were gathered, including characterizing features from social media, web visibility and hotel amenities, from four renowned online sources: Booking.com, TripAdvisor, Google, and Facebook. After data preparation, including removal of irrelevant features in terms of modeling and outlier cleaning, a tuned dataset of 3137 simulations and 30 features (including the price charged per day) was used first for evaluating the modeling performance of an ensemble of multilayer perceptrons, and then for extracting valuable knowledge through the data-based sensitivity analysis. Findings show that all features from the encompassed factors (social media, online reservation, hotel characteristics, web visibility and city) play a significant role in price.